Jul 23

Fui convidado pelo blogueiro Ricardo Cabianca para participar de uma discussão que eu classifico como delicada. Entendo que há um certo conflito nessa relação de blogueiros com a confiabilidade de seus textos. Artigos e notícias são dadas sem preocupação em citar fontes. Opiniões são transmitidas sem nenhum cuidado ético ou social. Como conciliar todas essas questões?

Acho errado começar essa discussão tentando impor aos blogueiros, profissionais ou não, a responsabilidade de jornalistas. Há uma confusão muito grande e uma mistura pouco produtiva dos assuntos. Jornalista é jornalista. Blogueiro é blogueiro. Porém, jornalistas podem ser blogueiros. Blogueiros não podem ser jornalistas. A não ser que façam quatro anos de curso superior.

Há muitos blogueiros metidos a jornalista por aí, achando que é só pegar uma notícia do Terra ou do IDG Now, reproduzir no seu blog e pronto. Longe disso. Jornalismo requer apuração, seleção, e acima de tudo, senso crítico sobre o que está se falando.

Eu sou jornalista formado, e mesmo assim não considero jornalismo o que faço aqui no Saiba Tudo. Aqui, tento passar para os meus leitores aminha experiência no campo da informática, no uso da internet como ferramenta de produtividade e para completar (afinal precisamos de momentos de lazer), trago as minhas resenhas e artigos sobre revistas em quadrinhos, o meu passatempo predileto.

Mas quem está errado nisso tudo? O blogueiro que tem uma excelente ferramenta de comunicação na mão, e usam como bem entendem? Os sindicatos dos jornalistas que ignoram esse fenômeno e não fazem uma campanha para ensinar o público internauta a diferença de blog blog ou blog jornalístico? Ou ainda, o problema é uma falta de regulamentação do setor, que o Congresso Nacional tenta colocar em pauta para votação, mas que os ditos probloggers choram mais que mulher abandonada no altar no dia do casamento?

Confesso que ainda não tenho uma opinião totalmente formada a esse respeito. Mas de uma coisa tenho certeza, algum tipo de ordem e regra deve ser colocada em prática, visando responsabilizar sim esses editores, mas como blogueiros. Com isso, tentaremos evitar que criem ou repitam “verdades” duvidosas. Afinal, é inegável a crescente influência que os blogs têm na vida das pessoas.


Leia também:

19 comentários até o momento...

  • Glaydson disse em Julho 23rd, 2007 at 9:24 pm:

    Todo mundo pode ser responsabilizado criminalmente ou civilmente pelo que escreve independente da mídia utilizada.

    A única coisa que não concordo é na penalização de um blog (ou qualquer mídia eletrônica) por um comentário anônimo. Aí a responsabilidade da mídia é fornecer dados daquele que escreveu.

  • Pedro disse em Julho 23rd, 2007 at 10:11 pm:

    Com certeza Glaydson. Eu não me estendi muito no assunto, mas essa questão acerca dos comentários anônimos é muito importante. Também entendo que o blog, ou seja qual foi a mídia, não deve ser responsabilizado.

  • Ricardo disse em Julho 24th, 2007 at 2:24 am:

    Agora só jornalistas tem o direito de falar bobagens?

    Você como bom profissional que deve ser, deveria saber que jornalismo é a única profissão que se dá o espaço e liberdade suficiente para falar qualquer bobagem, cometendo um atentado contra a inteligência alheia.

    Acho que não cabe regras a serem aplicadas em blogs.

    As pessoas que lêem blogs deveriam ter senso crítico, antes de aceitar e acreditar naquilo que está escrito, aceitando aquilo como jornalismo ou não. Toda a informação vinda de jornalistas é confiável?

    No começo, a prosposta de “blogging” era apenas de expor opiniões e discussões, não uma mídia jornalística de fato, depois começou a crescer de uma forma, em que até jornalistas pudessem ali fazer suas colunas jornalisticas, já que nem todos tem um grande espaço na imprensa de rádio, TV e jornal.

    Quem tem o compromisso de se fazer um blog jornalístico sério, são aqueles que se dizem Jornalistas, para os outros blogueiros não-jornalistas fica apenas sua liberdade de expressão, embora você considere isso um tipo de jornalismo.

    Pedro, você sabia que muitas notícias de grandes sites especializados como os que você citou, são muitas vezes apenas reproduções de outros grandes jornais? ou até, pasme, de blogs? ou seja nada de original ou grande apuração por parte de quem os escrevem.

    Agora, em relação a responsabilidade de cada um, estou totalmente em acordo.

    Acredite, não estou defendendo blogueiros, nem gosto deste termo, mas não concordo com qualquer censura à liberdade de expressão, mesmo na internet, em que apenas uma porcentagem pequena da população tem acessso.

  • cardoso disse em Julho 24th, 2007 at 9:38 am:

    Eu acho que regulamentação não vai adiantar de nada. O jornalismo é mais que regulamentado é há dezenas de blogs que vivem apenas de divulgar as besteiras que os ditos jornalistas escrevem.

  • Tech Letters » Blog Archive » Blogueiro é responsável pelo que escreve? disse em Julho 24th, 2007 at 2:08 pm:

    [...] Essa interessante questão foi levantada pelo blog Cabianca, e já respondido pelo Saiba Tudo. [...]

  • Knuttz disse em Julho 24th, 2007 at 3:17 pm:

    Se tem uma coisa que o Brasil não precisa é mais lei… daqui a pouco vão querer lei para o cara ir ao banheiro.

  • Enoch Filho disse em Julho 24th, 2007 at 7:58 pm:

    Trackback manual:

    … Meus amigos, meus colegas e meus alunos vêm aqui e esperam reconhecer o Enoch presencial que eles conhecem. Mesmo que meu blog não seja sobre aquelas atividades principais nem sobre os momentos de lazer, tudo o que eu digo aqui pode respingar por lá…

  • Sobre responsabilidade: editor de blog está condenado a ser livre — QueroTerUmBlog.com! disse em Julho 25th, 2007 at 12:22 pm:

    [...] que ela se aplica com alguma precisão aos blogs e a seus editores – que vêm falando muito, e com razão, sobre a responsabilidade ultimamente – porque justamente a internet é esse meio em que a liberdade está um pouco mais em evidência, [...]

  • Pedro disse em Julho 25th, 2007 at 1:41 pm:

    Ricardo, em que parte do texto eu escrevi a palavra censura?

    Cardoso, é claro que existem mals jornalistas, assim como profissionais de qualquer área. Não é isso que está em discussão, e não entendo porque o assunto tem sempre que “descambar” para este tipo de argumento.

    E só para deixar claro, não sou conta a liberdade dos blogueiros, mas um pouco de regra não faz mal a ninguém. Ou vocês deixam seus filhos escreverem na parede de casa e jogar comida no chão durante o almoço?

  • Enoch Filho disse em Julho 25th, 2007 at 1:53 pm:

    Pedro, retifiquei lá.
    Mas também, quem manda ter um nome comum?

  • Pedro disse em Julho 25th, 2007 at 1:59 pm:

    Valeu Enoch, pois é. Você não sabe a minha dificuldade para criar uma conta em e-mails gratuitos…

  • Marmota disse em Julho 25th, 2007 at 6:08 pm:

    Oi, Pedro! Não conhecia seu espaço, vim parar aqui clicando em links pro aí. Prometo voltar outras vezes.

    Confesso que eu não entendi exatamente a sua opinião. Por um lado, você admite que muita gente não tem o menor senso crítico, mas por outro não acha justo impor aos blogueiros “a mesma responsabilidade dos jornalistas”. Claro que não existe MTB, diploma, entre outras coisas que caracterizam o ofício. Mas se um indivíduo pode se tornar um potencial “editor de conteúdo” através de um blog, por que não impor a mesma responsabilidade? Uma coisa que me parece clara é que, para “ser jornalista”, ainda é preciso formação específica. Mas qualquer um pode agir como um jornalista, e isso não tem nada a ver com campanha de sindicato, regulamentação, nada disso. Tem a ver com educação.

    Abração!

  • Ricardo disse em Julho 25th, 2007 at 8:24 pm:

    Pedro, que tipo de regra você quer dizer? Qualquer proibição nesse sentido nunca dá certo, se as pessoas não confiam o suficiente no conteúdo do blog, não precisam acreditar.

    Pra isso existe fontes com maior “credibilidade” eu suponho que elas possam ler.

    Responsabilidade e respeito é necessário na internet, mas isso não impede que qualquer um escreva o que queira em seu blog com ou sem fonte.

    Um forte abraço

  • Boombust : Blog Archive : Falando de responsabilidade social num momento crítico para os blogs disse em Julho 25th, 2007 at 9:02 pm:

    [...] o tema num meme (ou viral), blogueiros muito mais tarimbados do que eu – alguns deles jornalistas, profissionais das áreas de educação, de comunicação, financeira, de informtática / [...]

  • Responsabilidade social e blogs disse em Julho 26th, 2007 at 3:18 am:

    [...] Blogueiro deve ser sim responsabilizado pelo que escreve – Saiba Tudo Ou ainda, o problema é uma falta de regulamentação do setor, que o Congresso Nacional tenta colocar em pauta para votação, mas que os ditos probloggers choram mais que mulher abandonada no altar no dia do casamento? [...]

  • Pedro disse em Julho 26th, 2007 at 2:18 pm:

    Marmota, obrigado pela visita e pelo comentário. E respondo a você e ao Ricardo quando eu digo que ainda não tenho uma opinião formada a esse respeito, como disse no artigo. Só estou levantando as questões sob o meu ponto de vista.

    Eu só fico triste quando um monte de pessoas se acham jornalistas só porque assistem o Jornal Nacional e acham que sabe tudo sobre comunicação. Levantei esse debate para diferenciar blogueiros (que tem o seu direito de escrever o que bem entende, concordo) e jornalistas, que tem suas responsabilidades.

    Eu não vou me lembrar agora do blog, mas algum tempo atrás li algo sobre isso, dizendo que os blogs é uma nova forma de jornalismo e etc. Então ótimo, vou rasgar meu diploma que não serve para nada então.

  • Guilherme (d_gui) disse em Julho 26th, 2007 at 5:21 pm:

    Não creio que seja certo ou necessário regras ou penalidades a blogueiros por seus textos ou comentários. Afinal, temos liberdade de expressão (ao menos na teoria), coisa tão citada e exigida dos próprios jornalistas. Verdade, os blogs viraram ou poderosa arma de comunicação. Um comentário ou boato feito em um blog, pode gerar grande repercussão. Quer acreditar em uma coisa, pesquise, apure. Um blog pode ser visto como um diário, a diferença é que o blog o mundo todo pode ver.
    A partir do momento que um blog ter um CNPJ aí sim, processem por plágio propaganda enganosa, mas até lá, simplesmente para quem não gosta, um abraço, um beijo e um sinto muito.

    Certim.COM

  • Tomás disse em Julho 26th, 2007 at 8:43 pm:

    Fica complicado punir um blog, como seria isso?! Nem os jornais hoje em dia são punidos por isso, já vi muita notícia “falsa” ou “maquiada” no Terra. Acho que o leitor atento tende a automaticamente a ter mais confiança em um blog quanto mais fontes ele cite.

    Um exemplo, você está desenvolvendo o seu raciocínio e precisa falar algum tipo de índice, para dar mais ênfase ao seu argumento, vamos supor como índice, o número de assinantes de telefonia celular no Brasil, é bom você citar alguma fonte que confirme o que você está falando pra não parecer achismo.

    Se você falar muita coisa sem citar (quando necessário, como no exemplo que eu dei) acho que em pouco tempo você vai acabar sendo desacreditado pelos seus leitores que não mais visitarão o seu blog.

  • Off Toppic: Sobre a responsabilidade de blogar | [Algo A Mais] disse em Junho 1st, 2008 at 9:38 pm:

    [...] com seus princípios e com o próximo“, e o Pedro Passos Cardoso (Saiba Tudo), que prefere não impor aos blogueiros a mesma responsabilidade dos jornalistas.Já ouvi dizer que internet é um lugar onde se exercita os argumentos: ao “conversar” [...]

Participe você também